SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número2Implementação do RESCUR com crianças e adolescentes surdos: Perceção de professores, pais e alunos sobre o impacto ao nível do bem-estar e das aprendizagens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DE ALENCAR ARNAUT DE TOLEDO, Cézar  e  AYRES BARBOZA, Marcos. Os Beneditinos e a Educação na América Portuguesa. Rev. Port. de Educação [online]. 2022, vol.35, n.2, pp.402-418.  Epub 15-Jun-2022. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.18837.

Esta pesquisa investiga as práticas educativas beneditinas em seus mosteiros e destaca a importância desse trabalho desenvolvido no campo da formação para a história da educação brasileira. Os beneditinos na América Portuguesa foram grandes proprietários de terras e de escravos. Eles desfrutavam de grande prestígio e influência política entre os povoadores e principais lideranças das capitanias. Os laços iam muito além do aspecto espiritual, alguns benfeitores podiam desfrutar de sepultamentos na capela da Igreja, missas, entre outros privilégios. Para ingressar na Ordem, o candidato era avaliado com severidade e não podia pertencer aos estratos inferiores daquela sociedade. Os beneditinos eram também desafiados a oferecer alguma instrução aos seus subordinados, em grande número nos engenhos e na manutenção das instalações urbanas, para dar sustentação àquela estrutura social.

Palavras-chave : Educação; História da educação; Beneditinos; América Portuguesa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )