SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Fatores que influenciam o abandono universitário: O caso de uma universidade estadual chilenaVisões de educadoras de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Entre o empoderamento e a orientação de crianças e jovens índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

ESTRADA-GARCIA, Alex. Epistemologias do Sul para uma educação emancipatória. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23003.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.23880.

O artigo desenvolve uma argumentação sobre as Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos como meio de emancipar a educação escolar. A análise é enquadrada na sociologia da educação, de onde nasce um diálogo epistemológico sobre as possibilidades de reinventar os processos de formação educacional, levando em conta as contínuas transformações das sociedades e o surgimento de paradigmas, teorias, abordagens na educação. Ela mergulha em uma crítica das epistemologias que têm regido, com certeza, os currículos educacionais, eliminando os conhecimentos considerados como não científicos, ou seja, aqueles que não são quantificáveis ou mensuráveis para o método científico. Em conclusão, para uma emancipação da educação, os processos de ensino e aprendizagem devem ser reestruturados, ou seja, sugere-se repensar estes processos e orientá-los para uma educação para a vida com sentido global e que transcenda o conhecimento especializado: uma educação transdisciplinar.

Palavras-chave : Mudança educacional; Colonialismo; Educação humanista; Epistemologia; Pedagogia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )