SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Epistemologies of the South for an emancipatory educationEducation from the perspective of John Stuart Mill author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

RIOS, Clementina; NEILSON, Alison  and  MENEZES, Isabel. Visões de educadoras de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Entre o empoderamento e a orientação de crianças e jovens. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23004.  Epub Mar 30, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.22175.

Esta investigação visa desocultar as visões de educadoras sobre a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável (EADS), relacionando práticas e o papel das crianças na promoção da cidadania ambiental, por forma a caraterizar a implementação da EADS em escolas com diferentes programas e pedagogias ambientais. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, em eco-escolas, escolas da floresta, Krishnamurti e Waldorf. As entrevistas foram realizadas a educadoras de EADS no pré-escolar e no ensino básico. Os resultados apontam diferenças não só pelas pedagogias e programas que orientam a EADS, mas também pela influência do contexto geográfico e sociocultural. A sustentabilidade ambiental é um dos aspetos mais trabalhados pelas educadoras, embora umas foquem mais as condutas pró-ambiente e outras uma preocupação com formas de vida autossustentáveis. Outro resultado importante é o amor incondicional de humanos e não humanos, como relação que permite a conexão com a natureza.

Keywords : Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; Natureza; Cidadania; Ecopedagogias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )