SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Epistemologias do Sul para uma educação emancipatóriaLa educación desde la perspectiva de John Stuart Mill índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

RIOS, Clementina; NEILSON, Alison  y  MENEZES, Isabel. Visões de educadoras de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Entre o empoderamento e a orientação de crianças e jovens. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23004.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.22175.

Esta investigação visa desocultar as visões de educadoras sobre a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável (EADS), relacionando práticas e o papel das crianças na promoção da cidadania ambiental, por forma a caraterizar a implementação da EADS em escolas com diferentes programas e pedagogias ambientais. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, em eco-escolas, escolas da floresta, Krishnamurti e Waldorf. As entrevistas foram realizadas a educadoras de EADS no pré-escolar e no ensino básico. Os resultados apontam diferenças não só pelas pedagogias e programas que orientam a EADS, mas também pela influência do contexto geográfico e sociocultural. A sustentabilidade ambiental é um dos aspetos mais trabalhados pelas educadoras, embora umas foquem mais as condutas pró-ambiente e outras uma preocupação com formas de vida autossustentáveis. Outro resultado importante é o amor incondicional de humanos e não humanos, como relação que permite a conexão com a natureza.

Palabras clave : Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; Natureza; Cidadania; Ecopedagogias.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )