SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Epistemologias do Sul para uma educação emancipatóriaA educação a partir da perspectiva de John Stuart Mill índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

RIOS, Clementina; NEILSON, Alison  e  MENEZES, Isabel. Visões de educadoras de educação ambiental para o desenvolvimento sustentável: Entre o empoderamento e a orientação de crianças e jovens. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23004.  Epub 30-Mar-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.22175.

Esta investigação visa desocultar as visões de educadoras sobre a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável (EADS), relacionando práticas e o papel das crianças na promoção da cidadania ambiental, por forma a caraterizar a implementação da EADS em escolas com diferentes programas e pedagogias ambientais. Foi realizado um estudo de casos múltiplos, em eco-escolas, escolas da floresta, Krishnamurti e Waldorf. As entrevistas foram realizadas a educadoras de EADS no pré-escolar e no ensino básico. Os resultados apontam diferenças não só pelas pedagogias e programas que orientam a EADS, mas também pela influência do contexto geográfico e sociocultural. A sustentabilidade ambiental é um dos aspetos mais trabalhados pelas educadoras, embora umas foquem mais as condutas pró-ambiente e outras uma preocupação com formas de vida autossustentáveis. Outro resultado importante é o amor incondicional de humanos e não humanos, como relação que permite a conexão com a natureza.

Palavras-chave : Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável; Natureza; Cidadania; Ecopedagogias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )