SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Education and prison system: The perception of freedom-deprived womenWhat is the Principal’s role in autonomy and curriculum flexibility? The teachers’ perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

ALMEIDA, Luis. Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23007.  Epub Mar 31, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24079.

A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.

Keywords : Literacia em Avaliação; Avaliação das Aprendizagens; QALA; Propriedades psicométricas; Modelo Rasch.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )