SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Educación y el sistema penitenciario: Percepción de las mujeres privadas de libertad¿Cuál es el papel del Director en la autonomía y flexibilidad curricular? La percepción de los profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

ALMEIDA, Luis. Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23007.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24079.

A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.

Palabras clave : Literacia em Avaliação; Avaliação das Aprendizagens; QALA; Propriedades psicométricas; Modelo Rasch.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )