SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Educação e o sistema prisional: Percepção das mulheres privadas de liberdadeQual o papel do diretor na autonomia e flexibilidade curricular? A perceção dos docentes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

ALMEIDA, Luis. Qualidades Psicométricas do Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação (QALA). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23007.  Epub 31-Mar-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24079.

A literacia em avaliação é uma característica fundamental que todo o professor deve ter, uma vez que a avaliação dos alunos está numa estreita relação com todo o processo de ensino e aprendizagem. pelo que deverá ser considerada um elemento-chave na melhoria do ensino. O objetivo do presente artigo foi o de analisar as propriedades psicométricas de um instrumento desenvolvido para aferir a literacia em avaliação dos professores do ensino básico e secundário: o QALA (Questionário de Aferição da Literacia em Avaliação). A análise das propriedades psicométricas do QALA foi realizada a partir do Modelo Rasch, que se assume como um conjunto de técnicas estatísticas que se inserem na Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os resultados evidenciam as boas qualidades psicométricas do QALA, pelo que o instrumento parece ser adequado para o objetivo a que se propõe, nomeadamente para aferir as perceções que os professores têm sobre os seus conhecimentos e capacidades em avaliação, por um lado, e a sua literacia em avaliação, por outro.

Palavras-chave : Literacia em Avaliação; Avaliação das Aprendizagens; QALA; Propriedades psicométricas; Modelo Rasch.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )