SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Psychometric Properties of the Assessment Literacy Admeasurement Questionnaire (QALA)“Do more and better with what we have”. Meanings of performativity that dispute the meaning of “quality of education” in the Strategic Education Plan of Mozambique (PEE / 2012-2016) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

SIMOES, Cristina  and  SOUSA, João. Qual o papel do diretor na autonomia e flexibilidade curricular? A perceção dos docentes. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23008.  Epub Apr 05, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25282.

Seria incongruente se a escola não acompanhasse o ritmo de mudança da sociedade, constituindo a Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) uma janela de oportunidades para a sua inovação. Tendo em conta a perceção dos professores, a presente investigação tem como objetivo conhecer o papel do diretor na implementação da AFC, refletindo-se sobre o impacto da liderança transformacional na gestão das matrizes curriculares-base. A amostra foi constituída por 172 docentes, que preencheram um questionário composto por três partes, que incluía a versão portuguesa do Questionário de Liderança Transformacional (QLT). Os dados foram analisados com recursos ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados enfatizam o envolvimento dos diretores na implementação da AFC, dando especial relevo à promoção da educação inclusiva e à gestão da gramática escolar facilitadora do processo. Não obstante, estas lideranças de topo deixam para segundo plano o envolvimento dos docentes, dos alunos e das famílias, a constituição de equipas educativas e a implementação do trabalho colaborativo. Marcadamente caracterizados por comportamentos transformacionais e transacionais, foi possível concluir que quanto mais os diretores desempenham uma liderança transformacional, maior é a gestão das matrizes curriculares-base.

Keywords : Autonomia e flexibilidade curricular; Diretor; Liderança transformacional; Perceção dos professores..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )