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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

SIMOES, Cristina  e  SOUSA, João. Qual o papel do diretor na autonomia e flexibilidade curricular? A perceção dos docentes. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23008.  Epub 05-Abr-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25282.

Seria incongruente se a escola não acompanhasse o ritmo de mudança da sociedade, constituindo a Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) uma janela de oportunidades para a sua inovação. Tendo em conta a perceção dos professores, a presente investigação tem como objetivo conhecer o papel do diretor na implementação da AFC, refletindo-se sobre o impacto da liderança transformacional na gestão das matrizes curriculares-base. A amostra foi constituída por 172 docentes, que preencheram um questionário composto por três partes, que incluía a versão portuguesa do Questionário de Liderança Transformacional (QLT). Os dados foram analisados com recursos ao Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados enfatizam o envolvimento dos diretores na implementação da AFC, dando especial relevo à promoção da educação inclusiva e à gestão da gramática escolar facilitadora do processo. Não obstante, estas lideranças de topo deixam para segundo plano o envolvimento dos docentes, dos alunos e das famílias, a constituição de equipas educativas e a implementação do trabalho colaborativo. Marcadamente caracterizados por comportamentos transformacionais e transacionais, foi possível concluir que quanto mais os diretores desempenham uma liderança transformacional, maior é a gestão das matrizes curriculares-base.

Palavras-chave : Autonomia e flexibilidade curricular; Diretor; Liderança transformacional; Perceção dos professores..

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