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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452
Resumo
PEREIRA, Talita Vidal e NHANTUMBO, Hermínio Ernesto. “Fazer mais e melhor com aquilo que temos”. Sentidos de performatividade que disputam o significante “qualidade de educação” no Plano Estratégico de Educação de Moçambique (PEE/2012-2016). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23009. Epub 21-Abr-2023. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.24224.
Este artigo foi produzido com base em aportes pós-estruturais e pós-fundacionais que possibilitaram a interpretação das disputas em torno das tentativas de fixar sentidos de performatividade para significar qualidade da educação no Plano Estratégico de Educação de Moçambique (PEE/2012-2016). As contribuições de aportes teóricos da Teoria do Discurso sustentam o argumento de que a produção de sentidos de qualidade da educação acontece em contextos contingentes, precários e provisórios marcados por disputas em torno daquilo que pode ser entendido como qualidade da educação em Moçambique. Por outro lado, as reflexões derridianas sobre a fluidez e precariedade de qualquer formação discursiva possibilitaram a compreensão dos processos de produção, disputas e negociações de sentido como atos de linguagem. Atos que, arbitrária e contingencialmente, produzem o que enunciam. Dessa perspectiva, foi possível interpretar que, no âmbito do PEE/2012-2016, essas enunciações favorecem a circulação de sentidos de qualidade carregados de uma dimensão performática.
Palavras-chave : Qualidade da educação; Moçambique; Performatividade; Plano Estratégico de Educação.