SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1“Do more and better with what we have”. Meanings of performativity that dispute the meaning of “quality of education” in the Strategic Education Plan of Mozambique (PEE / 2012-2016)Food and nutrition education: A possibility for teamwork author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

FERNANDEZ-DIAZ, Marta; RODRIGUEZ-FERNANDEZ, José Eugenio; LOPEZ-GARCIA, Sergio  and  RICO-DIAZ, Javier. Influência da atividade física no comportamento e conduta de alunos com transtorno do espectro autista no ensino básico: uma revisão sistemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23011.  Epub May 16, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.26794.

Evidências científicas enfatizam que a inatividade física de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) é uma realidade global que pode afetar seriamente o seu desenvolvimento global. Portanto, analisar os efeitos positivos da prática regular de atividade física é essencial para o posterior desenho e implementação de intervenções e programas que visem a sua promoção. Assim, o objetivo desta revisão foi identificar, resumir e analisar a influência da atividade física no comportamento e conduta de alunos do ensino básico (entre 5 e 12 anos) diagnosticados com TEA. Para isso, seguindo as diretrizes da declaração PRISMA, foram pesquisados ​​artigos científicos em inglês e espanhol em três bases de dados: PsycInfo, Scopus e Web of Science. Dos 1.226 estudos identificados, 10 atenderam aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Após a sua análise, verificou-se que todos os resultados apontam para a contribuição positiva da atividade física no comportamento, conduta e desenvolvimento pessoal desses meninos e meninas, principalmente em relação às habilidades sociais, atenção e autorregulação. Nesse sentido, os programas baseados em atividades de intensidade moderada-vigorosa de curta duração e desenvolvidos em conjunto com outras disciplinas são os que mais se destacam no que diz respeito a contribuir positivamente para o comportamento de alunos com TEA.

Keywords : Educação especial; Autismo; Atividade física; Revisão sistemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )