SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Influência da atividade física no comportamento e conduta de alunos com transtorno do espectro autista no ensino básico: uma revisão sistemáticaA importância das soft skills no trabalho dos profissionais de intervenção precoce na infância índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

PIASETZKI, Cláudia Thomé da Rosa; BOFF, Eva Teresinha de Oliveira  e  ANASTACIO, Zélia Ferreira Caçador. Educação alimentar e nutricional: Uma possibilidade de trabalho em equipe. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23012.  Epub 17-Maio-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.26059.

O objetivo deste artigo é analisar um processo formativo na perspectiva do desenvolvimento de um trabalho em equipe que visa à Educação Alimentar e Nutricional - EAN - de crianças de duas escolas públicas. A intenção foi aprofundar o debate sobre a temática, bem como auxiliar no processo de compreensão do tema e desenvolver alternativas de práticas pedagógicas nos anos iniciais, incluindo a EAN como constitutiva do currículo escolar. O processo envolveu professores, equipe diretiva, funcionários e familiares de uma Escola de Educação Infantil e outra de Educação Básica de um município de pequeno porte do interior do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A metodologia é qualitativa e os dados foram obtidos de encontros formativos e entrevistas com professores de educação básica, os quais foram audiogravados, transcritos e analisados com base na análise textual discursiva. Da análise do corpus emergiram três categorias: a) Alimentação escolar articulada aos conteúdos disciplinares; b) Imitação como modo de aprendizagem; c) Formação de conceitos de EAN. O estudo mostra que as ações de EAN precisam ser sistemáticas e que o trabalho em equipe possibilita a articulação de saberes de diferentes áreas do conhecimento. Considera-se que o professor influencia nos hábitos alimentares de crianças, mas é importante que o tema esteja articulado com os conhecimentos científicos a partir do contexto dos saberes das vivências das crianças.

Palavras-chave : Processo formativo; criança; currículo escolar; problematização; práticas interdisciplinares..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )