SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1The importance of soft skills in the work of early childhood intervention professionalsNetwork curriculum design? Relational dynamics of teachers’ associations in the design of Essential Learning in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

CONTRERAS, Antonio Urbano; BLANCO, Lucía Álvarez; DIAZ, Verónica García  and  BERNARDO, Ana B.. Percepção da satisfação familiar e de vida entre os estudantes do ensino secundário obrigatório. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23014.  Epub May 22, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24537.

O contexto familiar influencia o desenvolvimento e o bem-estar pessoal, questão ainda mais marcante na adolescência. Sob esta premissa, procurámos analisar a satisfação de 592 estudantes do Ensino Secundário Obrigatório no que diz respeito ao seu ambiente familiar e de vida. Para este fim, foram utilizadas a Escala de Satisfação da Família e a Escala de Satisfação da Vida. Através de análises descritivas, contrastes entre grupos e análises correlacionais, os resultados gerais são positivos, embora sublinhem a necessidade de reforçar questões como a flexibilidade, a adaptabilidade e a forma como os conflitos são tratados na família e, por outro lado, de prestar especial atenção ao grupo de adolescentes que consideram que não têm uma boa vida, desejam uma vida diferente ou percebem que não têm o que querem na vida.

Keywords : Adolescência; Família; Bem-estar; Satisfação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )