Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Similars in SciELO
Share
Revista Portuguesa de Educação
Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452
Abstract
DAMAS BEITES, Patrícia; ANDRADE FERREIRA PEEL, Misleine and PEREIRA PEIXOTO DA COSTA, Maria Cecília Rosas. Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23017. Epub June 01, 2023. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.25337.
Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.
Keywords : Erro; Demonstração em matemática; Módulo de um número complexo; Tarefa..