SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Citizenship, civic education and civic participation as emerging meanings for secondary school students participating in student movementsMerleau-Ponty and Physical Education with children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

DAMAS BEITES, Patrícia; ANDRADE FERREIRA PEEL, Misleine  and  PEREIRA PEIXOTO DA COSTA, Maria Cecília Rosas. Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23017.  Epub June 01, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25337.

Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.

Keywords : Erro; Demonstração em matemática; Módulo de um número complexo; Tarefa..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )