Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Similares en SciELO
Compartir
Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
DAMAS BEITES, Patrícia; ANDRADE FERREIRA PEEL, Misleine y PEREIRA PEIXOTO DA COSTA, Maria Cecília Rosas. Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23017. Epub 01-Jun-2023. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.25337.
Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.
Palabras clave : Erro; Demonstração em matemática; Módulo de um número complexo; Tarefa..