36 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

DAMAS BEITES, Patrícia; ANDRADE FERREIRA PEEL, Misleine    PEREIRA PEIXOTO DA COSTA, Maria Cecília Rosas. Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. []. , 36, 1, e23017.   01--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25337.

Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.

: Erro; Demonstração em matemática; Módulo de um número complexo; Tarefa..

        · |     · |     · ( pdf )