SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Cidadania, educação cívica e participação cidadã como significados emergentes nos estudantes do ensino secundário que participam em movimentos estudantis.Merleau-Ponty e a Educação Física com crianças índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

DAMAS BEITES, Patrícia; ANDRADE FERREIRA PEEL, Misleine  e  PEREIRA PEIXOTO DA COSTA, Maria Cecília Rosas. Desenho de tarefas baseado em erros com números complexos. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23017.  Epub 01-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25337.

Consideram-se produções de estudantes, do ensino universitário, para uma tarefa de demonstração num momento de avaliação individual. Atendendo aos conceitos matemáticos associados à avaliação, pretende-se classificar os erros nas produções e, com base nestes, construir tarefas para a sala de aula. Neste sentido, a investigação qualitativa recorre a análise de conteúdo com critérios novos de categorização de erros. Identificam-se erros relacionados com a compreensão de consequências da definição de módulo de número complexo e de estratégias de demonstração em matemática. As propostas, para os estudantes explicarem e darem sentido a erros com números complexos, são: questões conceptuais; exemplos erróneos; tarefas de completamento; tarefas de modificação do enunciado.

Palavras-chave : Erro; Demonstração em matemática; Módulo de um número complexo; Tarefa..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )