SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Diseño de tareas basado en errores con números complejosEducación sexual: Conocimiento, comodidad, motivación e involucramiento de los maestros de la escuela primaria en São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MEDEIROS, Francisco Emílio de  y  CUNHA, António Camilo. Merleau-Ponty e a Educação Física com crianças. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23019.  Epub 20-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24661.

Este artigo constitui um desdobramento da pesquisa Crianças, Educação Física e Metodologias de Ensino: Interfaces entre os campos de conhecimento da Educação Física e da Infância. A partir de algumas constatações empíricas, teve como objetivo fazer uma reflexão teórica e exploratória tomando como referência o pensamento do filósofo Merleau-Ponty. Com estas constatações e reflexões pretendeu-se conhecer e extrair princípios teórico-didático-metodológicos para a Educação Física com crianças. Paralelamente a esse caminho, convocamos a perspetiva fenomenológica do “se-movimentar”, desenvolvida por Elenor Kunz, como possibilidade de assegurar algo que é intrínseco às crianças, isto é, a “relação ingênua (que elas estabelecem) com o mundo”. Ambos os autores trazem uma importante noção fenomenológica: a expressão do ter e do ser corpo, como o princípio estruturante do ser-no-mundo; do ter e do ser corpo como forma de “ver a criança por ela mesma - uma dimensão ontológica”. Além destas noções fenomenológicas destacamos, também conclusivamente, a importante noção de criança comum a Merleau-Ponty: a de Manuel Sarmento (um olhar sociológico), quando faz um elogio à positivação da infância: “ver a criança por ela mesma”.

Palabras clave : Infância; Fenomenologia; Didática; Metodologias; Educação Física..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )