SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Desenho de tarefas baseado em erros com números complexosEducação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MEDEIROS, Francisco Emílio de  e  CUNHA, António Camilo. Merleau-Ponty e a Educação Física com crianças. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23019.  Epub 20-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24661.

Este artigo constitui um desdobramento da pesquisa Crianças, Educação Física e Metodologias de Ensino: Interfaces entre os campos de conhecimento da Educação Física e da Infância. A partir de algumas constatações empíricas, teve como objetivo fazer uma reflexão teórica e exploratória tomando como referência o pensamento do filósofo Merleau-Ponty. Com estas constatações e reflexões pretendeu-se conhecer e extrair princípios teórico-didático-metodológicos para a Educação Física com crianças. Paralelamente a esse caminho, convocamos a perspetiva fenomenológica do “se-movimentar”, desenvolvida por Elenor Kunz, como possibilidade de assegurar algo que é intrínseco às crianças, isto é, a “relação ingênua (que elas estabelecem) com o mundo”. Ambos os autores trazem uma importante noção fenomenológica: a expressão do ter e do ser corpo, como o princípio estruturante do ser-no-mundo; do ter e do ser corpo como forma de “ver a criança por ela mesma - uma dimensão ontológica”. Além destas noções fenomenológicas destacamos, também conclusivamente, a importante noção de criança comum a Merleau-Ponty: a de Manuel Sarmento (um olhar sociológico), quando faz um elogio à positivação da infância: “ver a criança por ela mesma”.

Palavras-chave : Infância; Fenomenologia; Didática; Metodologias; Educação Física..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )