SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Merleau-Ponty e a Educação Física com criançasAmos Bronson Alcott: Um contributo para uma educação romântica índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

PASSARO, Anice de Campos; SERRAO, Carla  e  MARQUES, Amélia Pasqual. Educação sexual: Conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental de São Paulo, Brasil. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23020.  Epub 22-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.21854.

O grau de conhecimento, conforto, motivação e envolvimento de professores do ensino fundamental na promoção da educação sexual (ES) na escola deve ser avaliado considerando a sua idade, formação acadêmica inicial em ES e crenças religiosas. Realizou-se um estudo transversal com 396 professores no Brasil, sendo a maioria mulheres (77.53%) e católicas (47.73%). Os dados revelaram conhecimento moderado, alto conforto, alta motivação e envolvimento insuficiente na prática pedagógica mas suficiente como função pedagógica. Não foi observada relação entre idade e formação acadêmica inicial dos professores para as variáveis ​​analisadas, mas as crenças religiosas impactaram todas as variáveis, com exceção do conforto. Os professores apresentaram conhecimento moderado em relação à legislação e diretrizes ministeriais sobre ES e alto conforto e motivação na abordagem do tema. Houve um envolvimento prático moderado em ações específicas de ES e os professores concordaram que é sua responsabilidade o envolvimento nessas ações. As crenças religiosas tiveram um impacto importante nas variáveis ​​estudadas. Este estudo se destaca na área da saúde por ampliar a temática da ES para além dos aspectos puramente biológicos e preventivos. Para a educação, pode contribuir gerando dados atitudinais e comportamentais, além dos exclusivamente qualitativos, auxiliando ações entre saúde e educação.

Palavras-chave : Educação; Sexualidade; Educação sexual; Educação em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )