SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1Educación sexual: Conocimiento, comodidad, motivación e involucramiento de los maestros de la escuela primaria en São Paulo, BrasilLa producción científica sobre capacitismo en la educación básica: Una revisión integrativa de literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

COSTA, Jaime. Amos Bronson Alcott: Um contributo para uma educação romântica. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23021.  Epub 23-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.23945.

No contexto dos EUA do século XIX, deparamo-nos com a figura incontornável de Amos Bronson Alcott. Por ser um dos ideólogos do Transcendentalismo, romantismo norte-americano, e por estar confrontado com as alterações radicais dos seus tempos, faz da exigência de reforma o garante para um futuro melhor. No âmbito da educação, Alcott concretiza as propostas mais arrojadas, as quais, posteriormente, serão desenvolvidas por outros educadores. No entanto, o objetivo deste artigo é situar o contributo de Alcott no seu contexto e apontar para a sua posição singular. A consciência-de-si, em contexto com a natureza, constitui a condição prévia a toda aprendizagem, daqui surgindo a possibilidade de estabelecer uma relação entre o mundo material e o mundo espiritual. Alcott, num contexto quase panteísta, determina as leis gerais do pensamento, numa série de Máximas como guias para todo o educador. Devido à natureza divina do ser humano, a educação revela-se como autoeducação.

Palabras clave : Educação; Reforma; Transcendentalismo..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )