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Revista Portuguesa de Educação
versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452
Resumen
FERREIRA, Simone De Mamann; GESSER, Marivete; BOCK, Geisa Letícia Kempfer y LEANDRO, Gabriel Carvalho. A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23022. Epub 23-Jun-2023. ISSN 0871-9187. https://doi.org/10.21814/rpe.27998.
Esta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo (Bardin, 2004). As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.
Palabras clave : Capacitismo; Anticapacitismo; Educação básica; Inclusão escolar..