36 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

FERREIRA, Simone De Mamann; GESSER, Marivete; BOCK, Geisa Letícia Kempfer    LEANDRO, Gabriel Carvalho. A produção científica sobre capacitismo na educação básica: Uma revisão integrativa de literatura. []. , 36, 1, e23022.   23--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.27998.

^a

Esta pesquisa visa caracterizar o modo como o capacitismo é reproduzido na educação básica e identificar contribuições para a construção de práticas educativas anticapacitistas. Os dados foram obtidos por meio de um estudo de revisão integrativa que abrangeu artigos científicos e ensaios teóricos publicados em periódicos internacionais e nacionais entre 2009 e 2020. As bases de dados utilizadas para o levantamento das publicações foram: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). A análise foi realizada por meio de um protocolo estruturado pelo(s) autore(s), contendo características mais gerais dos artigos e da análise de conteúdo (Bardin, 2004). As categorias emergentes a partir da coleta de dados foram: 1) reprodução do capacitismo na educação básica; 2) capacitismo como uma experiência interseccional; e 3) contribuições para práticas educativas anticapacitistas na educação básica. Concluiu-se que o capacitismo está presente nos planejamentos das atividades e nos currículos escolares e produz como efeito a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam o acesso ao conhecimento e a participação de estudantes com deficiência na educação básica. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anticapacitistas é necessária e urgente para a garantia do direito à educação dessa população. Torna-se imprescindível que o capacitismo seja inserido como uma temática a ser discutida nas formações docentes bem como na composição da produção do conhecimento para maior disseminação do conceito na sociedade.

^lpt^a

This research aims to characterize the way in which ableism is reproduced in basic education and to identify contributions to the construction of anti-ableist educational practices. Data were obtained through an integrative review study that covered scientific articles and theoretical essays published in international and national journals between 2009 and 2020. The databases used to collect the publications were: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (Scopus), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Educational Resources Information Centre (ERIC). The analysis was performed using a protocol structured by the author(s) containing general characteristics of the articles and content analysis (Bardin, 2004). The emerging categories from the data collection were: 1) reproduction of ableism in basic education; 2) ableism as an intersectional experience, and 3) contributions to anti-ableist educational practices in basic education. It was concluded that ableism is present in the planning of activities and school curricula and the effect is to maintain several barriers that hinder access to knowledge and the participation of students with disabilities in basic education. Thus, the proposition and implementation of anti-ableist educational practices is necessary and urgent to guarantee the right to education of this population. It is essential that ableism is included as a topic to be discussed in teacher training, as well as in the production of knowledge for greater dissemination of the concept in society.

^len^a

Esta investigación tiene como objetivo caracterizar la forma en que se reproduce el capacitismo en la educación básica e identificar contribuciones para la construcción de prácticas educativas anticapacitistas. Los datos se obtuvieron a través de un estudio de revisión integradora que abarcó artículos científicos y ensayos teóricos publicados en revistas internacionales y nacionales entre 2009 y 2020. Las bases de datos utilizadas para el levantamiento de las publicaciones fueron: Social Sciences Citation Index (Web of Science), Elsevier (SCOPUS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) y Educational Resources Information Centre (ERIC). El análisis se realizó mediante un protocolo estructurado por los autores el cual contenía características más generales de los artículos y del análisis de contenido (Bardin, 2004). Las categorías emergentes según la recolección de datos fueron: 1) reproducción del capacitismo en la educación básica; 2) capacitismo como una experiencia interseccional y 3) aportes a las prácticas educativas anticapacitistas en la educación básica. Se concluyó que el capacitismo está presente en la planificación de las actividades y currículos escolares y produce como consecuencia la manutención de varias barreras que dificultan el acceso al conocimiento y la participación de los estudiantes con discapacidad en la educación básica. De esa forma, la proposición e implementación de prácticas educativas anticapacitistas es necesaria y urgente para garantizar el derecho a la educación de esta población. Es fundamental que el capacitismo sea incluido como un tema a ser discutido en la formación docente, así como en la composición de la producción de conocimiento para una mayor difusión del concepto en la sociedad.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )