SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1La producción científica sobre capacitismo en la educación básica: Una revisión integrativa de literaturaSaberes ensinados, público previsto e intencionalidades en los inicios de la escuela nocturna (Rio Grande do Sul, Brasil, 1884-1937) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

MARCHIORI, Alexandre Freitas  y  MELLO, André da Silva. A relação colaborativa na formação continuada com professores de educação física da educação infantil. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23023.  Epub 26-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24605.

No artigo, analisa-se a formação continuada com professores de Educação Física da Educação Infantil de Vitória/Brasil, desenvolvida por meio de parceria entre docentes da Universidade e da Educação Básica. A formação esteve centrada nas práticas pedagógicas dos participantes e nas reflexões sobre elas, que foram sistematizadas na produção de material didático-pedagógico com professores da educação infantil da capital capixaba. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, realizada entre 2019 e 2020, que contou com a participação de 27 docentes vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo e à Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e registrada em diário de campo. A análise de conteúdo dos dados contribuiu para a formulação das seguintes categorias temáticas: a) a formação como lugar de afetos e afecções: memória de futuro; b) a pluralidade de vozes no compartilhamento das experiências e na ação colaborativa entre professores e equipe formadora; e c) a escrita no processo de formação dos professores: a produção do material didático-pedagógico. Os resultados indicaram a perspectiva dos docentes como pesquisadores da própria prática e o reconhecimento dos professores das instituições infantis como produtores de conhecimentos. O processo autoral, na produção colaborativa de um material didático-pedagógico, contribui para a formação dos participantes, aproximando-os das dimensões política e emancipatória da escrita.

Palabras clave : Formação continuada colaborativa; Educação física; Educação infantil..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )