36 1 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

MARCHIORI, Alexandre Freitas    MELLO, André da Silva. A relação colaborativa na formação continuada com professores de educação física da educação infantil. []. , 36, 1, e23023.   26--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24605.

^a

No artigo, analisa-se a formação continuada com professores de Educação Física da Educação Infantil de Vitória/Brasil, desenvolvida por meio de parceria entre docentes da Universidade e da Educação Básica. A formação esteve centrada nas práticas pedagógicas dos participantes e nas reflexões sobre elas, que foram sistematizadas na produção de material didático-pedagógico com professores da educação infantil da capital capixaba. Trata-se de uma pesquisa-ação colaborativa, realizada entre 2019 e 2020, que contou com a participação de 27 docentes vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo e à Secretaria Municipal de Educação. Os dados foram produzidos por meio da observação participante e registrada em diário de campo. A análise de conteúdo dos dados contribuiu para a formulação das seguintes categorias temáticas: a) a formação como lugar de afetos e afecções: memória de futuro; b) a pluralidade de vozes no compartilhamento das experiências e na ação colaborativa entre professores e equipe formadora; e c) a escrita no processo de formação dos professores: a produção do material didático-pedagógico. Os resultados indicaram a perspectiva dos docentes como pesquisadores da própria prática e o reconhecimento dos professores das instituições infantis como produtores de conhecimentos. O processo autoral, na produção colaborativa de um material didático-pedagógico, contribui para a formação dos participantes, aproximando-os das dimensões política e emancipatória da escrita.

^lpt^a

In this article, we analyse the continuing education with Physical Education teachers of Early Childhood Education in Vitória / Brazil, developed through a partnership between teachers from the University and Basic Education. The training was centered on the pedagogical practices of the participants and on the reflections on them, which were systematized in the production of didactic-pedagogical material with teachers from the early childhood education in the state capital. This is a collaborative research-action, carried out between 2019 and 2020, with the participation of 27 teachers linked to Federal University of Espírito Santo and the Municipal Education Department. The data were produced through participant observation and recorded in a field diary. The content analysis of the data contributed to the formulation of the following thematic categories: a) training as a place for affections and affected: memory of the future; b) the plurality of voices in the sharing of experiences and in the collaborative action between teachers and the training team; and c) writing in the teacher training process: the production of didactic-pedagogical material. The results indicated the perspective of teachers as researchers of their own practice and the recognition of teachers from children's institutions as producers of knowledge. The authorial process, in the collaborative production of a didactic-pedagogical material, contributes to the formation of the participants, bringing them closer to the political and emancipatory dimensions of writing.

^len^a

En este artículo analizamos la formación continua con profesores de Educación Física de Educación Infantil en Vitória / Brasil, desarrollada a través de una alianza entre profesores de la Universidad y Educación Básica, centrada en las prácticas pedagógicas de los participantes y en las reflexiones sobre ellos, que fueron sistematizadas en la producción de material didáctico-pedagógico con docentes de la educación infantil de la capital del estado. Se trata de una investigación-acción colaborativa, realizada entre 2019 y 2020, con la participación de 27 profesores vinculados a la Universidad Federal do Espírito Santo y la Secretaría de Educación Municipal. Los datos se obtuvieron mediante la observación participante y se registraron en un diario de campo. El análisis de contenido de los dados contribuyó a la formulación de las siguientes categorías temáticas: a) la formación como lugar de afectos y afectamientos: memoria del futuro; b) la pluralidad de voces en el intercambio de experiencias y en la acción colaborativa entre el profesorado y el equipo formador; y c) la escritura en el proceso de formación del profesorado: la producción de material didáctico-pedagógico. Los resultados indicaron la perspectiva de los docentes como investigadores de su propia práctica y el reconocimiento de los docentes de instituciones infantiles como productores de conocimiento. El proceso autoral, en la producción colaborativa de un material didáctico-pedagógico, contribuye a la formación de los participantes, acercándolos a las dimensiones políticas y emancipatorias de la escritura.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )