SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1The collaborative relationship in continuing education with physical education teachers in childhood educationTranslation, adaptation and content validation of the Preschooler Awareness of Stuttering Survey assessment instrument into European Portuguese author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

GIL, Natália  and  GRANDO, Luísa. Saberes ensinados, público pretendido e intencionalidades nos primórdios da escola noturna (Rio Grande do Sul, Brasil, 1884-1937). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23024.  Epub June 27, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24717.

Este artigo apresenta a análise das menções ao ensino noturno localizadas no jornal A Federação, periódico republicano e abolicionista que circulou no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1884 e 1937. A pesquisa desenvolvida dialoga com outros estudos da História da Educação e mobiliza aportes teóricos da História dos Conceitos, conforme proposta por Koselleck (2006), com vistas a identificar quais as finalidades das aulas oferecidas no período noturno, os saberes ensinados e os públicos aos quais se destinavam. A análise permitiu notar a coexistência de diferentes escopos em um mesmo período, de modo que, em alguns casos, o adjetivo noturno se referia à oferta de cursos de preparação e aperfeiçoamento para o trabalho, tais como escrituração mercantil ou desenho topográfico, enquanto, em outros casos, tratava do ensino elementar destinado a crianças pobres, mulheres, e adultos e meninos(as) trabalhadores(as).

Keywords : Escolas noturnas; Aluno pobre; Escolarização; Imprensa periódica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )