SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1La relación colaborativa en la formación continua con profesores de educación física en educación infantilTraducción, adaptación y validación de contenido del instrumento de evaluación Preschooler Awareness of Stuttering Survey al portugués europeo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

GIL, Natália  y  GRANDO, Luísa. Saberes ensinados, público pretendido e intencionalidades nos primórdios da escola noturna (Rio Grande do Sul, Brasil, 1884-1937). Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.1, e23024.  Epub 27-Jun-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24717.

Este artigo apresenta a análise das menções ao ensino noturno localizadas no jornal A Federação, periódico republicano e abolicionista que circulou no Rio Grande do Sul, Brasil, entre 1884 e 1937. A pesquisa desenvolvida dialoga com outros estudos da História da Educação e mobiliza aportes teóricos da História dos Conceitos, conforme proposta por Koselleck (2006), com vistas a identificar quais as finalidades das aulas oferecidas no período noturno, os saberes ensinados e os públicos aos quais se destinavam. A análise permitiu notar a coexistência de diferentes escopos em um mesmo período, de modo que, em alguns casos, o adjetivo noturno se referia à oferta de cursos de preparação e aperfeiçoamento para o trabalho, tais como escrituração mercantil ou desenho topográfico, enquanto, em outros casos, tratava do ensino elementar destinado a crianças pobres, mulheres, e adultos e meninos(as) trabalhadores(as).

Palabras clave : Escolas noturnas; Aluno pobre; Escolarização; Imprensa periódica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )