SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Consciousness and enlightenment in the Boletim de Eugenia (1929- 1933): Rethinking the concept of eugenic education in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro de; AMARAL, Luiz Henrique  and  AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A prática pedagógica reflexiva em questão: Estudo de caso de uma escola brasileira. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23027.  Epub July 03, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24860.

No Brasil, a teoria do professor reflexivo vem sendo alvo de discussão em cursos de formação continuada e nos documentos oficiais orientadores de formação inicial. Entretanto, será que os professores desenvolvem uma prática reflexiva, ou essa prática fica só nas orientações documentais? Com o objetivo de responder a esse questionamento, realizamos uma pesquisa com quinze professores de uma escola pública localizada no estado de São Paulo, Brasil. Para essa pesquisa, baseamo-nos em três questões propostas por McKay (2008). Essas questões versaram sobre o planejamento das atividades pedagógicas, em que se baseavam para avaliar as suas aulas e em que momento refletiam sobre sua prática. Os resultados evidenciaram que a maioria segue o currículo do estado de São Paulo, e as reações dos alunos foram o parâmetro mais utilizado para a avaliação das aulas ministradas, nas quais os professores desenvolvem principalmente a reflexão na ação. Com essa pesquisa percebemos que para esse grupo de professores, torna-se importante um aprofundamento da reflexão sobre as suas práticas.

Keywords : Professor Reflexivo; Processo de Ensino-Aprendizagem; Autonomia Docente..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )