SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Perspectivas de los docentes sobre la planificación para la mejora escolar: procesos, factores críticos y resultados percibidosEducación STEM en el desarrollo de estructuras cognitivas sobre transformaciones energéticas: Un estudio con estudiantes de 9° grado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187versión On-line ISSN 2183-0452

Resumen

FERNANDEZ-MORANTE, Carmen; MARTINEZ, Baltasar Figueiras; CEBREIRO, Beatriz  y  CASAL-OTERO, Lorena. Salas de aula multigraduadas: Vantagens, dificuldades e propostas de melhoria expressas pelos professores da Galiza-Espanha. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23030.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25701.

As salas de aula multigraduadas oferecem muitos benefícios e possibilidades educacionais, e não apenas em ambientes rurais. Contudo, são muitas as dificuldades encontradas pelos professores neste tipo de salas de aula; entre outras, a falta de formação especializada ou o apoio insuficiente da administração. O objetivo desta investigação é conhecer a perceção dos professores de salas de aula multigraduadas da Galiza (Espanha) relativamente às possibilidades do ensino multigraduado, às limitações e propostas de melhoria necessárias para a otimização deste modelo educativo. Os resultados mostram que a realidade educacional em que uma percentagem significativa da população escolar tem aulas em salas de aula com vários graus de ensino exige medidas específicas para enfrentar os desafios deste tipo de aulas. Consequentemente, é necessário o apoio da administração e a consideração da multigraduação não apenas como estratégia que evita o encerramento de escolas rurais, mas também como modelo de inovação. É urgente assumir um compromisso que conduza a uma revalorização deste tipo de sala de aula.

Palabras clave : Salas de aula multigraduadas; Professores; Inovação; Escola rural..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )