SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Perspetivas de professores sobre o planeamento para a melhoria das escolas: Processos, fatores críticos e resultados percebidosEducação STEM no desenvolvimento das estruturas cognitivas acerca das transformações de energia: Um estudo com alunos do 9.º ano índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

FERNANDEZ-MORANTE, Carmen; MARTINEZ, Baltasar Figueiras; CEBREIRO, Beatriz  e  CASAL-OTERO, Lorena. Salas de aula multigraduadas: Vantagens, dificuldades e propostas de melhoria expressas pelos professores da Galiza-Espanha. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23030.  Epub 24-Jul-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25701.

As salas de aula multigraduadas oferecem muitos benefícios e possibilidades educacionais, e não apenas em ambientes rurais. Contudo, são muitas as dificuldades encontradas pelos professores neste tipo de salas de aula; entre outras, a falta de formação especializada ou o apoio insuficiente da administração. O objetivo desta investigação é conhecer a perceção dos professores de salas de aula multigraduadas da Galiza (Espanha) relativamente às possibilidades do ensino multigraduado, às limitações e propostas de melhoria necessárias para a otimização deste modelo educativo. Os resultados mostram que a realidade educacional em que uma percentagem significativa da população escolar tem aulas em salas de aula com vários graus de ensino exige medidas específicas para enfrentar os desafios deste tipo de aulas. Consequentemente, é necessário o apoio da administração e a consideração da multigraduação não apenas como estratégia que evita o encerramento de escolas rurais, mas também como modelo de inovação. É urgente assumir um compromisso que conduza a uma revalorização deste tipo de sala de aula.

Palavras-chave : Salas de aula multigraduadas; Professores; Inovação; Escola rural..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )