SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2STEM education in the development of cognitive structures about energy transformations: a study with 9th grade studentsDescription of the multimodal variation of the texts of students in the health area: Use and frequency of semiotic resources author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

SANTOS, Maria Teresa. A educação experimental: Cartas de Almeida Garrett à filha. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23033.  Epub Sep 18, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25510.

O texto apresenta e analisa as cartas privadas de João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) enviadas a sua filha Maria Adelaide, no período em que esta se encontrava como porcionista das Salésias, entre novembro de 1853 e 1854. Trata-se de um conjunto de 40 cartas manuscritas que permaneceram inéditas até à publicação de Correspondência Familiar (2012). Não obstante serem documentos privados de carácter inviolável, quando se lhes autoriza a publicação assumem valor histórico por reconstruírem situações da esfera familiar numa perspetiva informal raramente dada a conhecer. Num estilo direto e despretensioso, as 40 cartas são um genuíno testemunho de amorosidade paterna e um registo do investimento educativo em oitocentos, não comum em Portugal. Daí o seu significado para a literatura pedagógico-política, parca em correspondência doméstica, a que acresce o contributo para compreensão do que se afigura coerente no pensamento liberal português sob influência do romantismo: por um lado, a correlação entre ilustração e civilidade; por outro, o desnivelamento da exigência da educação em função do género. Sabendo-se que Garrett escreveu as cartas 24 anos depois da publicação do livro Da Educação (1829), pergunta-se pela confirmação da coerência ideológica na transição do plano teórico generalizado para o plano prático individualizado.

Keywords : Educação experimental; Educação feminina; Correspondência; Garrett..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )