36 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

SANTOS, Maria Teresa. A educação experimental: Cartas de Almeida Garrett à filha. []. , 36, 2, e23033.   18--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25510.

^a

O texto apresenta e analisa as cartas privadas de João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) enviadas a sua filha Maria Adelaide, no período em que esta se encontrava como porcionista das Salésias, entre novembro de 1853 e 1854. Trata-se de um conjunto de 40 cartas manuscritas que permaneceram inéditas até à publicação de Correspondência Familiar (2012). Não obstante serem documentos privados de carácter inviolável, quando se lhes autoriza a publicação assumem valor histórico por reconstruírem situações da esfera familiar numa perspetiva informal raramente dada a conhecer. Num estilo direto e despretensioso, as 40 cartas são um genuíno testemunho de amorosidade paterna e um registo do investimento educativo em oitocentos, não comum em Portugal. Daí o seu significado para a literatura pedagógico-política, parca em correspondência doméstica, a que acresce o contributo para compreensão do que se afigura coerente no pensamento liberal português sob influência do romantismo: por um lado, a correlação entre ilustração e civilidade; por outro, o desnivelamento da exigência da educação em função do género. Sabendo-se que Garrett escreveu as cartas 24 anos depois da publicação do livro Da Educação (1829), pergunta-se pela confirmação da coerência ideológica na transição do plano teórico generalizado para o plano prático individualizado.

^lpt^a

The text presents and analyses the private letters of João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) sent to his daughter Maria Adelaide, during the period when she was an internal student of the Salésias, between November 1853 and 1854. It is a set of 40 handwritten letters that remained unpublished until the publication of Correspondência Familiar (2012). Although these are private documents of an inviolable nature, when they are authorised for publication they take on historical value by reconstructing situations in the family sphere from an informal perspective rarely made known. In a direct and unpretentious style, the 40 letters are a genuine testimony of paternal love and a record of educational investment in the eighteenth century, not common in Portugal. Hence its significance for the pedagogical-political literature, scarce in domestic correspondence, which adds to the contribution to the understanding of what seems coherent in the Português liberal thought under the influence of romanticism: on the one hand, the correlation between illustration and civility; on the other hand, the unevenness of the demand for education according to gender. Knowing that Garrett wrote the letters 24 years after the publication of the book Da Educação (1829), we wonder about the confirmation of the ideological coherence in the transition from the generalized theoretical plan to the individualized practical plan.

^len^a

El texto presenta y analiza las cartas privadas de João Baptista de Almeida Garrett (1799-1854) enviadas a su hija Maria Adelaide, durante el período en que fue aluna interna de las Salésias, entre noviembre de 1853 y 1854. Se trata de un conjunto de 40 cartas manuscritas que permanecieron inéditas hasta la publicación de Correspondência Familiar (2012). Aunque se trata de documentos privados de carácter inviolable, cuando se autoriza su publicación adquieren valor histórico al reconstruir situaciones del ámbito familiar desde una perspectiva informal raramente dada a conocer. En un estilo directo y sin pretensiones, las 40 cartas son un auténtico testimonio de amor paterno y un registro de la inversión educativa en el siglo XVIII, poco común en Portugal. De ahí su importancia para la literatura pedagógico-política, escasa en la correspondencia doméstica, que se suma a la contribución a la comprensión de lo que parece coherente en el pensamiento liberal portugués bajo la influencia del romanticismo: por un lado, la correlación entre ilustración y civismo; por otro, la desigualdad de la demanda de educación según el género. Sabiendo que Garrett escribió las cartas 24 años después de la publicación del libro Da Educação (1829), nos preguntamos sobre la confirmación de la coherencia ideológica en la transición del plan teórico generalizado al plan práctico individualizado.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )