SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2A educação experimental: Cartas de Almeida Garrett à filhaProtagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

VASQUEZ-ROCCA, Liliana. Descrição da variação multimodal dos textos de estudantes da área da saúde: Uso e frequência de recursos semióticos. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23034.  Epub 04-Out-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.26122.

O atual contexto cultural e histórico tem evidenciado a necessidade de se pensar o desenvolvimento da escrita nos estudantes universitários a partir de uma abordagem multimodal. Tal facto deve-se ao cenário tecnológico e semiótico em expansão e à tendência de compreender a comunicação a partir de uma abordagem multimodal. Nesse quadro, esta pesquisa descreve o uso e as funções dos recursos semióticos dos textos que estudantes universitários da área da saúde costumam escrever. Aplicou-se um questionário a uma amostra estratificada de 255 alunos de 8 carreiras da área da saúde. Após a análise estatística descritiva, os resultados mostram que existem diferenças disciplinares no uso e na função, ou seja, o uso dos recursos semióticos varia de acordo com a carreira em que se estuda, o que se constitui em um desafio para o ensino da escrita a partir de uma visão multimodal.

Palavras-chave : Escrita; Estudante Universitário; Semiologia..

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )