SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Description of the multimodal variation of the texts of students in the health area: Use and frequency of semiotic resourcesEvidence of validity of the work tasks motivation scale for teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

PIRES, Sergio Fernandes Senna  and  BRANCO, Angela Uchoa. Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23035.  Epub Oct 09, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.27217.

Neste artigo, explicitamos os aspectos teóricos relevantes à promoção do protagonismo infantojuvenil no ambiente escolar, no sentido de enfrentar a invisibilidade a partir da infância e, também, facilitar o seu desenvolvimento. Partimos da abordagem da Psicologia Cultural, de orientação semiótica, para explicar a conceituação de protagonismo infantojuvenil. Este é compreendido como o resultado de crenças, valores e práticas sociais que promovem a real participação na construção, e em possíveis mudanças, das práticas sociais e pedagógicas do ecossistema escolar, por meio do compartilhamento de tarefas e responsabilidades com os adultos, segundo a capacidade de todos os envolvidos. De acordo com uma orientação para o protagonismo, os sujeitos podem desenvolver, através das práticas sociais e pedagógicas, a agência e a responsabilidade, o que permite a construção coletiva de crenças e valores pró-sociais. Argumentamos sobre como a criação de um ambiente dialógico pode se contrapor às crenças na incapacidade e incompletude infantojuvenil, as quais estão na base da invisibilidade desse grupo etário. Conclui-se que o protagonismo infantojuvenil, como valor fundamental, é necessário para promover práticas culturais e pedagógicas que considerem as vozes e sugestões no contexto educativo. Tais práticas, por sua vez, aumentarão a motivação, agência, autonomia e a capacidade de reflexão, com impacto positivo nas relações e experiências de ensino-aprendizagem.

Keywords : Protagonismo infantojuvenil; Invisibilidade infantojuvenil; Valores e crenças.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )