SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Protagonismo como valor estruturante: Enfrentando a invisibilidade infantojuvenil na escolaProfessores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

INACIO, Amanda Lays Monteiro; MARIANO, Maria Luzia Silva  e  BZUNECK, José Aloyseo. Evidências de validade da escala de motivação de professores para o trabalho. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23036.  Epub 16-Out-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25592.

Este estudo teve por objetivo estimar indicadores de validade com base na estrutura interna e precisão da Escala de Motivação do Professor para o Trabalho, por meio de uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 452 docentes de diferentes etapas de ensino e regiões do país. A média de idade foi de 41 anos e 7 meses (DP = 10,2), variando de 18 a 66 anos, com predominância do gênero feminino (77,9%). Os resultados da AFC indicaram a presença das quatro dimensões, conforme mencionado na literatura científica, com índices de consistência interna considerados aceitáveis e bons índices de ajuste do instrumento. Foram encontradas correlações positivas e negativas entre os fatores, todas significativas. Por fim, os professores se mostraram mais motivados autonomamente. Os resultados evidenciam importantes contribuições à área psicoeducacional, com bons indicadores psicométricos do instrumento para avaliação do construto motivacional relacionado ao trabalho docente.

Palavras-chave : Docência; Teoria da Autodeterminação; Motivação de Professores; Análise fatorial confirmatória..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )