SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Evidências de validade da escala de motivação de professores para o trabalhoMetodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

PINTO, Alexandre et al. Professores e telemóveis: Da utilização pessoal à integração na sala de aula. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23037.  Epub 16-Out-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.26306.

A escola, enquanto instituição estruturante da nossa sociedade, é influenciada pelas alterações que a própria sociedade experimenta e as quais a escola tem imperiosamente de acompanhar. A era tecnológica veio revolucionar os comportamentos da população, em particular das crianças e jovens, e dar espaço à era do m-learning, especificamente no que concerne ao uso dos telemóveis como uma ferramenta disponível para apoiar as aprendizagens. Por estes motivos, o desenvolvimento deste estudo objetivava identificar as funcionalidades dos telemóveis utilizadas pelos docentes portugueses e conhecer as suas perceções quanto à integração destes equipamentos em contextos formais de aprendizagem. A aplicação, análise e tratamento estatístico dos dados recolhidos, por meio de um questionário a 443 docentes do norte de Portugal, permitiram perceber que os docentes estão recetivos à integração dos telemóveis nas suas aulas, mas apontam várias barreiras como justificativa para os manter excluídos dessas dinâmicas. Nesta análise foi possível constatar que as ações que os docentes utilizam nos seus telemóveis são destinadas essencialmente para usos pessoais, não se registando um aproveitamento expressivo das suas potencialidades na vertente profissional. A destreza na utilização pessoal destes equipamentos por parte dos participantes no estudo revelou-se importante na forma como os docentes perspetivavam oportunidades de os incluir nas práticas profissionais.

Palavras-chave : m-learning; Telemóveis; Educação; Docentes..

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )