36 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

OLIVEIRA, Sarah Beatriz Soares de; SANTOS, Sandro Vinícius dos Sales    FLORES, Maria José Batista Pinto. Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantes. []. , 36, 2, e23038.   02--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.25193.

^a

O objetivo deste artigo é analisar a percepção dos discentes de medicina sobre a utilização de metodologias ativas em sua formação acadêmica. Trata-se de um estudo qualitativo, utilizando-se a aplicação de questionário on-line, contando com a participação de 140 estudantes do curso de Medicina de uma universidade federal brasileira. Os resultados revelam que, para a maioria dos/as estudantes, as metodologias ativas constituem uma experiência inovadora a qual exige um período de adaptação inicial, mas que se mostra capaz de contribuir efetivamente para o aprendizado e formação crítica dos sujeitos, preparando-os de forma adequada para a atuação profissional. Os/as discentes destacaram como principais vantagens dessas metodologias: a capacidade de estimular o autoestudo; o desenvolvimento de um sujeito crítico-reflexivo e o dinamismo do processo educacional; e como fragilidades: a exigência de maturidade discente; lacunas no processo de ensino; carência de suporte no processo de adaptação e insegurança quanto à aprendizagem. Ouvir os/as estudantes revelou a necessidade de transformações epistemológicas em relação às posturas de todos os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, exigindo permanente reflexão e crítica à prática educativa para seu aprimoramento.

^lpt^a

The aim of this article is to analyze the perception of medical students about the use of active methodologies in their academic education. This is a qualitative study, using an online questionnaire, with the participation of 140 students from a Brazilian federal university. The results reveal that, for most students, the active methodologies constitute an innovative experience that requires an initial adaptation period, but that is capable of effectively contributing to the learning and critical formation of the subjects, preparing them in an adequate form for professional performance. As main advantages of these methodologies, students highlighted the ability to stimulate self-study, the development of a critical-reflective subject and the dynamism of the educational process; and as weaknesses: the demand for student maturity; gaps in the teaching process; lack of support in the adaptation process and insecurity regarding learning. Listening to students revealed the need for epistemological changes in relation to the attitudes of all subjects in the teaching-learning process, requiring permanent reflection and criticism of educational practice for its improvement.

^len^a

El propósito de este artículo es analizar la percepción de los estudiantes de medicina sobre el uso de metodologías activas en su formación académica. Se trata de un estudio cualitativo, mediante una aplicación de cuestionario en línea, con la participación de 140 estudiantes de medicina de una universidad federal brasileña. Los resultados revelan que, para la mayoría de los estudiantes, las metodologías activas constituyen una experiencia innovadora que requiere un período de adaptación inicial, pero que es capaz de contribuir efectivamente al aprendizaje y formación crítica de los sujetos, preparándolos en forma adecuada para el desempeño profesional. Los estudiantes destacaron como principales ventajas de estas metodologías la capacidad de estimular el autoestudio, el desarrollo de un sujeto crítico-reflexivo y el dinamismo del proceso educativo; y como debilidades la exigencia de madurez de los estudiantes, las brechas en el proceso de enseñanza, la falta de apoyo en el proceso de adaptación y la inseguridad en el aprendizaje. La escucha de los estudiantes reveló la necesidad de transformaciones epistemológicas en relación con las actitudes de todos los sujetos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, requiriendo una permanente reflexión y crítica de la práctica educativa para su mejora.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )