36 2 
Home Page  

  • SciELO

  • SciELO


Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

SOUSA, Lia et al. Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem. []. , 36, 2, e23039.   03--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24698.

^a

A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.

^lpt^a

The Covid-19 pandemic imposed changes to the normal functioning of the Portuguese Higher Education system, making it necessary to implement pedagogical adaptation strategies. In health courses, particularly in Nursing Degree courses, curricula have an expressive component of clinical practice, which had to be restructured. This study aimed to identify the impact of pedagogical adaptation strategies, adopted in the context of the Covid-19 pandemic, on nursing students, in a private health school, in northern Portugal. A study with a qualitative and exploratory approach was developed, using an intentional non-probabilistic sample, composed of 62 nursing students. The results demonstrate that the main curricular changes identified were distance classes and the cancellation / interruption of clinical teaching. The main difficulties felt were "Difficulty in attention and concentration" and "Adaptation / management of the new routine". As for the main adaptation strategies used by the students, “the optimization of daily routines” and the “increase / management of the autonomous study” stand out. The most experienced emotions and feelings were “anxiety”, “stress” and “discouragement / demotivation”.

^len^a

La pandemia Covid-19 impuso cambios en el funcionamiento normal del sistema de educación superior portugués, requiriendo la implementación de estrategias de adaptación pedagógica. En los cursos de salud, particularmente en los cursos de Licenciatura en Enfermería, los planes de estudio tienen un componente expresivo de práctica clínica, que debió ser reestructurado. Este estudio tuvo como objetivo identificar el impacto de las estrategias de adaptación pedagógica, adoptadas en el contexto de la pandemia Covid-19, en estudiantes de enfermería, en una escuela de salud privada, en el norte de Portugal. Se desarrolló un estudio con abordaje cualitativo y exploratorio, utilizando una muestra intencional no probabilística, compuesta por 62 estudiantes de enfermería. Los resultados demuestran que los principales cambios curriculares identificados fueron las clases a distancia y la cancelación / interrupción de la docencia clínica. Las principales dificultades que se sintieron fueron “Dificultad de atención y concentración” y “Adaptación / manejo de la nueva rutina”. En cuanto a las principales estrategias de adaptación utilizadas por los estudiantes, destacan “la optimización de las rutinas diarias” y el “aumento / gestión del estudio autónomo”. Las emociones y sentimientos más vividos fueron “ansiedad”, “estrés” y “desánimo / desmotivación”.

^les

: .

        · | | |     · |     · ( pdf )