SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Metodologias ativas na educação médica: Percepção de estudantesTALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

SOUSA, Lia et al. Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23039.  Epub 03-Nov-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.24698.

A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.

Palavras-chave : Estudantes de Enfermagem; Instituições de Ensino Superior; COVID-19.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )