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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

MASCARENHAS, Daniela; ROSA, Vítor    MAIA, João Sampaio. TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola. []. , 36, 2, e23040.   06--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.29173.

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O Teaching and Learning International Survey (TALIS) é um estudo coordenado pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) sobre ensino, aprendizagem, ambiente na sala de aula e condições de trabalho dos docentes e diretores escolares do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a partir das suas opiniões e relatos. Neste artigo, desenvolvemos uma análise quantitativa sobre os resultados de Portugal, comparando-os com a média dos países da OCDE. Tivemos como base os valores obtidos nos 61 indicadores quantificados nas dez áreas definidas nos dois relatórios da OCDE sobre o TALIS 2018, bem como a perspetiva da OCDE quanto à influência desses indicadores na melhoria da qualidade da educação. Verificámos que: a) para os professores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis à melhoria da qualidade da educação é muito superior ao número de indicadores favoráveis, tanto nas áreas referentes a competências e conhecimentos básicos como nas referentes a prestígio, responsabilidade e autonomia; b) para os diretores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis é superior ao de indicadores favoráveis no total de todas as áreas. Concluímos que, segundo os diretores e docentes (em especial estes), o panorama educativo do 3.º CEB em Portugal se situa muito abaixo da média dos países da OCDE, em relação à potencialidade de melhoria da qualidade de educação neste nível educativo.

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The Teaching and Learning International Survey (TALIS) is a study coordinated by the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) about teaching, learning, classroom environment and the working conditions of teachers and school principals of the 3rd cycle of basic education (CEB), based on their opinions and reports. In this article, we develop a quantitative analysis of Portugal's results, comparing them with the average of OECD countries, based on the values obtained in the 61 indicators quantified in the ten areas defined in the two OECD reports on TALIS 2018 together with the OECD perspective regarding the influence of these indicators in improving the quality of education. We found that: a) for Portuguese teachers, the number of unfavourable indicators for improving the quality of education is much higher than the number of favourable indicators, both in the areas referring to basic skills and knowledge and in those referring to prestige, responsibility and autonomy; b) for Portuguese principals, the number of unfavourable indicators is higher than the number of favourable indicators in the total of all areas. We conclude that, according to principals and teachers (especially the latter), the educational landscape of the 3rd CEB in Portugal is far below the average of OECD countries in relation to the potential for improving the quality of education in this level.

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La Encuesta Internacional sobre la Enseñanza y el Aprendizaje (TALIS) es un estudio coordinado por la Organización de Cooperación y Desarrollo Económicos (OCDE) sobre la enseñanza, el aprendizaje, el entorno de las aulas y las condiciones de trabajo de los profesores y directores de centros de enseñanza del 3er ciclo de educación básica (CEB), basado en sus opiniones e informes. En este artículo, desarrollamos un análisis cuantitativo de los resultados de Portugal, comparándolos con la media de los países de la OCDE, a partir de los valores obtenidos en los 61 indicadores cuantificados en las diez áreas definidas en los dos informes de la OCDE sobre TALIS 2018 junto con la perspectiva de la OCDE sobre la influencia de estos indicadores en la mejora de la calidad de la educación. Hemos constatado que: a) para los profesores portugueses, el número de indicadores desfavorables para la mejora de la calidad de la enseñanza es muy superior al número de indicadores favorables, tanto en las áreas referidas a las competencias y conocimientos básicos como en las referidas al prestigio, la responsabilidad y la autonomía; b) para los directores portugueses, el número de indicadores desfavorables es superior al número de indicadores favorables en el total de todas las áreas. Concluimos que, según directores y profesores (especialmente estos), el panorama educativo del 3.º CEB en Portugal está muy por debajo de la media de los países de la OCDE en relación al potencial de mejora de la calidad de la educación en este nivel de educación.

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