SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagemAprendizagens no cuidado informal: Uma análise reflexiva do Estatuto do Cuidador Informal e de experiências de cuidadores/as informais índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187versão On-line ISSN 2183-0452

Resumo

MASCARENHAS, Daniela; ROSA, Vítor  e  MAIA, João Sampaio. TALIS 2018: Análise comparativa da qualidade da educação em Portugal em relação à média dos países da OCDE, segundo os professores e os diretores de Escola. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23040.  Epub 06-Nov-2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.29173.

O Teaching and Learning International Survey (TALIS) é um estudo coordenado pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) sobre ensino, aprendizagem, ambiente na sala de aula e condições de trabalho dos docentes e diretores escolares do 3.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), a partir das suas opiniões e relatos. Neste artigo, desenvolvemos uma análise quantitativa sobre os resultados de Portugal, comparando-os com a média dos países da OCDE. Tivemos como base os valores obtidos nos 61 indicadores quantificados nas dez áreas definidas nos dois relatórios da OCDE sobre o TALIS 2018, bem como a perspetiva da OCDE quanto à influência desses indicadores na melhoria da qualidade da educação. Verificámos que: a) para os professores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis à melhoria da qualidade da educação é muito superior ao número de indicadores favoráveis, tanto nas áreas referentes a competências e conhecimentos básicos como nas referentes a prestígio, responsabilidade e autonomia; b) para os diretores portugueses, o número de indicadores desfavoráveis é superior ao de indicadores favoráveis no total de todas as áreas. Concluímos que, segundo os diretores e docentes (em especial estes), o panorama educativo do 3.º CEB em Portugal se situa muito abaixo da média dos países da OCDE, em relação à potencialidade de melhoria da qualidade de educação neste nível educativo.

Palavras-chave : TALIS 2018; Portugal; Qualidade da educação; Professores; Diretores escolares..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )