SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2Continuous Teacher Training For A Decolonial Basic Education: From Criticism Collective Self-Training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187On-line version ISSN 2183-0452

Abstract

TROMBINI-FRICK, Loriane et al. Escala de Clima Ético Universitário (ECEU): Propriedades psicométricas. Rev. Port. de Educação [online]. 2023, vol.36, n.2, e23044.  Epub Dec 18, 2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.31246.

Compreender o Clima Ético Universitário é fundamental para a promoção de políticas e práticas institucionais que visem a formação ética dos atores sociais inseridos neste espaço. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um novo instrumento para avaliar o Clima Ético Universitário, para o contexto brasileiro, e analisar as suas evidências de validade baseadas na estrutura interna, consistência interna e validade critério. A amostra foi composta por 3.484 universitários, com idade média de 22,8 anos (DP = 6,92). A escala é um instrumento de autorrelato, com 28 itens. Empregou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, resultando em uma escala formada por oito fatores de primeira ordem: segurança, acolhimento institucional à diversidade, engajamento acadêmico institucional, indicadores de vitimização, bem-estar, indicadores de ansiedade e depressão, enfrentamento institucional ao abuso ou assédio, suporte social e institucional percebido, os quais conjuntamente explicam cerca de 71,3% da variância, e um fator de segunda ordem: clima ético universitário. As correlações evidenciaram validade convergente entre os fatores positivos da escala, como segurança, respeito e não discriminação; e validade divergente entre os fatores negativos da escala, como indicadores de vitimização, de ansiedade e depressão, e os fatores de segurança e respeito e não discriminação. Em relação à validade preditiva, verificou-se que seis dos oito fatores foram preditores da ocorrência de respeito e não discriminação. Os resultados apontam a escala como uma alternativa confiável, prática e original para avaliações de Clima Ético Universitário, podendo ser ferramenta de análise que oriente ações institucionais para promoção da convivência ética.

Keywords : Clima universitário; Convivência; Valores; Políticas; Universidade..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )