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Revista Portuguesa de Educação

 ISSN 0871-9187 ISSN 2183-0452

TROMBINI-FRICK, Loriane et al. Escala de Clima Ético Universitário (ECEU): Propriedades psicométricas. []. , 36, 2, e23044.   18--2023. ISSN 0871-9187.  https://doi.org/10.21814/rpe.31246.

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Compreender o Clima Ético Universitário é fundamental para a promoção de políticas e práticas institucionais que visem a formação ética dos atores sociais inseridos neste espaço. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver um novo instrumento para avaliar o Clima Ético Universitário, para o contexto brasileiro, e analisar as suas evidências de validade baseadas na estrutura interna, consistência interna e validade critério. A amostra foi composta por 3.484 universitários, com idade média de 22,8 anos (DP = 6,92). A escala é um instrumento de autorrelato, com 28 itens. Empregou-se análise fatorial exploratória e confirmatória, resultando em uma escala formada por oito fatores de primeira ordem: segurança, acolhimento institucional à diversidade, engajamento acadêmico institucional, indicadores de vitimização, bem-estar, indicadores de ansiedade e depressão, enfrentamento institucional ao abuso ou assédio, suporte social e institucional percebido, os quais conjuntamente explicam cerca de 71,3% da variância, e um fator de segunda ordem: clima ético universitário. As correlações evidenciaram validade convergente entre os fatores positivos da escala, como segurança, respeito e não discriminação; e validade divergente entre os fatores negativos da escala, como indicadores de vitimização, de ansiedade e depressão, e os fatores de segurança e respeito e não discriminação. Em relação à validade preditiva, verificou-se que seis dos oito fatores foram preditores da ocorrência de respeito e não discriminação. Os resultados apontam a escala como uma alternativa confiável, prática e original para avaliações de Clima Ético Universitário, podendo ser ferramenta de análise que oriente ações institucionais para promoção da convivência ética.

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Understanding the University Ethical Climate is fundamental for the promotion of institutional policies and practices that aim at the ethical formation of the social actors inserted in this space. Thus, the objective of this study was to develop a new instrument to assess the University Ethical Climate, for the Brazilian context, and to analyze its validity evidences based on internal structure, internal consistency and criterion validity. The sample consisted of 3.484 university students, with an average age of 22.8 years (SD = 6.92). The scale is a self-report instrument with 28 items. We used exploratory and confirmatory factor analysis, finding a scale with eight first-order factors: safety, institutional embracing of diversity, institutional academic engagement, victimization indicators, well-being, anxiety and depression indicators, institutional coping with abuse or harassment, perceived social and institutional support, which together explain about 71.3% of the variance, and a second-order factor: university ethical climate. The correlations showed convergent validity between the positive factors of the scale, as safety, respect, and non-discrimination; and divergent validity between the negative factors of the scale, such as indicators of victimization, of anxiety and of depression, and the factors of safety, respect, and non-discrimination. Furthermore, the predictive validity proposed in the regression model showed that six of the eight components were predictors of respect and non-discrimination. The results point to the scale as a reliable, practical, and original alternative for evaluations of University Ethical Climate. Moreover, it can be an analysis tool to guide institutional policies and practices that promote ethical coexistence.

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Comprender el Clima Ético Universitario es fundamental para la promoción de políticas y prácticas institucionales que apunten a la formación ética de los actores sociales insertos en este espacio. Así, el objetivo de este estudio fue desarrollar un nuevo instrumento para evaluar el Clima Ético Universitario, para el contexto brasileño, y analizar sus evidencias de validez a partir de la estructura interna, la consistencia interna y la validez de criterio. La amuestra fue 3.484 estudiantes universitarios (edad media = 22.8 años, DS = 6.92). La escala es un instrumento de autoinforme, con 28 ítems. Se utilizó análisis factorial exploratorio y confirmatorio, resultando una escala con ocho factores de primer orden: la seguridad, el acogimiento institucional a la diversidad, el compromiso académico institucional, los indicadores de victimización, el bienestar, los indicadores de ansiedad y depresión, el afrontamiento institucional del abuso o el acoso, el apoyo social e institucional percibido, que en conjunto explican alrededor del 71.3% de la varianza, y un factor de segundo orden: el clima ético universitario. Las correlaciones mostraron validez convergente entre los factores positivos de la escala, como la seguridad y el respeto y la no discriminación; y validez divergente entre los factores negativos de la escala, como indicadores de victimización e de ansiedad y depresión y los factores de seguridad y respeto y no discriminación. La validez predictiva propuesta en el modelo de regresión mostró que seis de los ocho factores eran predictores del respeto y la no discriminación. La escala se mostró una herramienta fiable, práctica y original para evaluar el Clima Ético Universitario y orientar las políticas y prácticas institucionales que promuevan la convivencia ética.

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