SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Estudo da variação intradiária das concentrações de pólen de gramíneas na atmosfera de Portugal ContinentalAsma e eczema atópico numa criança: Tratamento eficaz com omalizumab índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

DIAS, José Geraldo et al. Estudo comparativo de métodos de rastreio de atopia em doentes com rinite (ImmunoCAP® Rapid versus Phadiatop® e testes cutâneos em picada). Rev Port Imunoalergologia [online]. 2013, vol.21, n.1, pp.41-47. ISSN 0871-9721.

Introdução:Cerca de 75% dos casos de rinite têm etiologia alérgica. O diagnóstico de alergia respiratória permite a optimização terapêutica. O ImmunoCAP® Rapid é um método in vitro que permite determinar qualitativamente a presença de IgE específica no sangue total. Objectivo: Avaliar a sensibilidade, especificidade, valor preditivo negativo e valor preditivo positivo do ImmunoCAP® Rapid para identificação de atopia numa população com rinite, em comparação com Phadiatop®, relativamente aos testes cutâneos em picada (TCP) (gold standard); avaliar também a concordância entre TCP e ImmunoCAP® Rapid. Métodos: Estudo transversal, randomizado, com 40 adultos com rinite observados em consulta de Imunoalergologia, dos quais 30 tinham TCP positivos para aeroalergénios. Todos os indivíduos efectuaram Phadiatop®, ImmunoCAP® Rapid e TCP com os alergénios Dermatophagoides pteronyssinus, epitélios de cão e de gato, Blatella germanica, Alternaria alternata, Phleum pratense, Parietaria judaica, Olea europaea, Artemisia vulgaris e Betula verrucosa. Consideraram-se positivos TCP com diâmetro médio da pápula ≥ 3mm relativamente ao controlo negativo. Resultados: Idade média de 34 ± 11 anos, 53% do género feminino. Sensibilidade e valor preditivo negativo do ImmunoCAP® Rapid para o diagnóstico de atopia: 90% e 77% (Phadiatop®: 93% e 83%). Especificidade e valor preditivo positivo: 100% em ambos os métodos. A análise por alergénio dos resultados do ImmunoCAP® Rapid e TCP revelou uma concordância média de 88,8% ± 7,4%. O ImmunoCAP® Rapid não identificou pelo menos uma sensibilização em 25 de 30 doentes, totalizando -se 40 resultados negativos com TCP positivos. Conclusão: Atendendo à sua sensibilidade e valor preditivo negativo, o ImmunoCAP® Rapid poderá ser considerado um método aceitável para rastreio de atopia em doentes com rinite. A análise do seu desempenho por aeroalergénio revelou, no entanto, que comparativamente aos TCP, não permite identificar a sensibilização a todos os aeroalergénios clinicamente relevantes numa elevada percentagem de doentes.

Palavras-chave : Atopia; especificidade; ImmunoCAP® Rapid; sensibilidade; valor preditivo negativo; valor preditivo positivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons