SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Peak nasal inspiratory flow e testes de odores na rinite índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versión impresa ISSN 0871-9721

Resumen

ITIKAWA, Ana; MALLOZI, Marcia C; WANDALSEN, Gustavo F  y  SOLE, Dirceu. Reatividade cutânea a alergénios inalantes em crianças e adolescentes alérgicos de serviço especializado: Valor do índice cutâneo. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2014, vol.22, n.4, pp.257-266. ISSN 0871-9721.

Fundamentos: Os testes cutâneos de hipersensibilidade imediata (TCHI) são ferramentas importante na avaliação da sensibilização alérgica. Vários fatores podem interferir no seu resultado. O índice cutâneo (IC, relação entre o diâmetro da pápula induzida pelo alergénio e o da histamina correspondente) tem sido utilizado para melhorar o poder diagnóstico do TCHI, sobretudo em crianças de baixa idade. Objetivo: Avaliar o valor do IC na identificação de sensibilização alérgica em doentes seguidos em serviço pediátrico especializado. Material e métodos: Os TCHI de 1662 doentes, atendidos entre 2009 e 2014, foram realizados com alérgenos inalantes, além de controlo negativo (solução salina) e controlo positivo (histamina, 1mg/mL)(IPI‑ASAC ® Brasil). Foram anotados os diâmetros médios das pápulas e os doentes agrupados por faixa etária. Resultados: Todos apresentaram pápula de histamina com diâmetro superior a 3 mm. A reatividade cutânea à histamina aumentou significativamente com o progredir da idade. D.pteronyssinus e B. tropicalis foram os principais aeroalergénios identificados. O estudo do IC permitiu estabelecer valores de corte no diagnóstico de sensibilização alérgica, sendo 0,6 para os ácaros. Entretanto, o emprego isolado do IC como critério diagnóstico de sensibilização reduziu a frequência de doentes sensibilizados. Conclusões: O IC pode ser utilizado como critério adicional para o diagnóstico de sensibilização alérgica nos doentes que apesar de terem manifestado reatividade cutânea baixa tiverem índice cutâneo acima de 0,6 para D. pteronyssinus ou B. tropicalis.

Palabras clave : Adolescentes; alergénios inalantes; crianças; histamina; índice cutâneo; sensibilização alérgica; testes cutâneos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons