SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Importância da biópsia cutânea: Um caso clínico índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versão impressa ISSN 0871-9721

Resumo

ALMEIDA, José Pedro; LOPES, Anabela  e  BARBOSA, Manuel Pereira. Hipersensibilidade a inibidores da bomba de protões: Um caso raro. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2016, vol.24, n.1, pp.31-36. ISSN 0871-9721.

Introdução: A hipersensibilidade aos inibidores da bomba de protões (IBPs) é rara, devendo ter-se em conta a reatividade cruzada entre eles. Os autores descrevem um caso de hipersensibilidade tardia a todos os IBPs disponíveis em Portugal. Caso clínico: Mulher de 39 anos referenciada por suspeita de alergia medicamentosa, com antecedentes conhecidos de rinite alérgica e refluxo gastroesofágico. Em 2007, no contexto de síndrome gripal com administração endovenosa de acetilsalicilato de lisina e omeprazol, referiu um eritema pruriginoso generalizado e angioedema labial 3 h depois; em 2008, em contexto idêntico, com administração oral de ibuprofeno e omeprazol, refere quadro reprodutível 6-8h depois. Em 2010, por queixas gástricas iniciou omeprazol (40mg/dia), referindo 6 h após a primeira toma quadro de eritema generalizado. As tomas sequenciais de lansoprazol, pantoprazol e esomeprazol reproduziram esta reação; a toma de rabeprazol originou um exantema bolhoso nos membros superiores. Da investigação alergológica salienta-se testes cutâneos em picada negativos, sendo que os intradérmicos foram negativos imediatos mas positivos tardios (10 h após) para os cinco IBPs. Conclusão: Trata-se do primeiro caso descrito na literatura de hipersensibilidade tardia a todos os IBPs.

Palavras-chave : Hipersensibilidade tardia; inibidores da bomba de protões; testes cutâneos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons