SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Doença alérgica respiratória no idosoAlgoritmo de diagnóstico diferencial de anafilaxia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versión impresa ISSN 0871-9721

Resumen

MOTA, Inês; GASPAR, Ângela  y  MORAIS-ALMEIDA, Mário. Hipersensibilidade a anti-inflamatórios não esteroides: Da patogénese à prática clínica. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.207-220. ISSN 0871-9721.

Os anti- inflamatorios não esteroides (AINEs) são uma das principais causas de reações de hipersensibilidade, afetando uma percentagem considerável da população em geral. Estes fármacos podem induzir um amplo espetro de reações que variam quanto ao tempo de aparecimento, órgãos envolvidos e gravidade, incluindo tanto mecanismos imunológicos como não imunológicos. O diagnóstico pode ser particularmente desafiante, dado que a maioria das reações resulta do respetivo mecanismo farmacológico dos fármacos e pode ser dosedependente. A classificação clínica das reações induzidas pelos AINEs tem sofrido alterações ao longo do tempo. O diagnóstico apropriado depende de uma história clínica rigorosa e da compreensão do mecanismo envolvido. Os testes cutâneos e os testes in vitro têm uma utilidade limitada na abordagem diagnóstica. As provas de provocação com o fármaco implicado ou com os alternativos constituem o gold standard para confirmar o diagnóstico e fundamentar as orientações sobre os fármacosa evitar e as opções terapêuticas seguras. Em casos selecionados a dessensibilização a fármacos pode ser uma opção terapêutica. Nesta revisão, os autores pretendem destacar os principais aspetos para a abordagem de doentes com hipersensibilidade a AINEs.

Palabras clave : Ácido acetilsalicílico; anti-inflamatorios não esteroides; dessensibilização; diagnóstico; fármacos alternativos; hipersensibilidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons