SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Protocolo clínico de avaliação de doentes adultos com dermatite atópica em tratamento com DupilumabAnafilaxia a proteínas do leite de cabra após indução de tolerância oral específica ao leite de vaca índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versión impresa ISSN 0871-9721

Resumen

MARTINS, Marta et al. Anafilaxia à gentamicina endovenosa: Um caso clínico. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.147-150. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2019.07.013.

A gentamicina, antibiótico aminoglicosídeo, é muitas vezes utilizada como antibioterapia profilática em cirurgia ortopédica. As reações adversas aos aminoglicosídeos são maioritariamente tóxicas, sendo a ototoxicidade e a nefrotoxicidade as mais comuns. No que respeita a reações de hipersensibilidade, são mais frequentes as reações tardias, tipo IV, relacionadas com o uso de preparações oftálmicas ou cimento ósseo contendo gentamicina. No entanto, apesar de raras, estão descritas reações de hipersensibilidade imediata à gentamicina. Apresenta-se o caso clínico de uma doente com reação anafilática após administração endovenosa de gentamicina como profilaxia antibiótica em cirurgia ortopédica. O estudo alergológico por testes cutâneos com gentamicina confirmou o diagnóstico.

Palabras clave : Anafilaxia gentamicina; hipersensibilidade IgE-mediada; reações de hipersensibilidade a antibióticos não betalactâmicos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons