SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Anafilaxia à gentamicina endovenosa: Um caso clínicoImunoterapia sublingual ao látex e estudo de perfil alergénico - 3 casos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Imunoalergologia

versión impresa ISSN 0871-9721

Resumen

BENITO-GARCIA, Filipe et al. Anafilaxia a proteínas do leite de cabra após indução de tolerância oral específica ao leite de vaca. Rev Port Imunoalergologia [online]. 2019, vol.27, n.2, pp.151-155. ISSN 0871-9721.  https://doi.org/10.32932/rpia.2019.07.012.

A alergia às proteínas do leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum em idade pediátrica. Descrevem-se dois casos de doentes com APLV grave e persistente mediada por IgE que foram submetidos com sucesso a protocolo de indução de tolerância oral (ITO) específica às proteínas do leite de vaca e que na fase de manutenção da ITO desencadearam anafilaxia após contacto acidental com proteínas de leite de cabra, num caso 6 anos e no outro caso 2 anos após iniciarem ITO. Os doentes mantêm a tolerância às proteínas do leite de vaca, com ingestão diária da dose de manutenção de 200mL de leite de vaca. Realça-se que após completar um protocolo de ITO às proteínas do leite de vaca é importante manter uma dieta com evicção de leite e derivados de cabra e ovelha, a qual deve ser cumprida até ser comprovada tolerância por prova de provocação oral.

Palabras clave : Alergia ao leite de vaca; anafilaxia; indução de tolerância oral específica; leite de cabra; leite de ovelha.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons